sábado, 13 de novembro de 2010

Ophiderpeton brownriggi

Ophiderpeton brownriggi foi uma espécie de anfíbio lepospondyli que viveu durante o início do período Carbonífero na região onde hoje encontramos a Irlanda. Seu corpo media cerca de 70 cm de comprimento, com 230 vértebras. Provavelmente vivia em pequenas tocas, alimentando-se de insetos, centopeias, lesmas e outros invertebrados
File:Ophiderpeton BW.jpg

Phacops rana

Phacops rana foi um artrópode trilobita que viveu durante a metade do período Devoniano nas regiões onde hoje encontramos Canadá e Marrocos. É bem conhecida por seus grandes olhos que lembram os de uma rã, daí vem o nome de sua espécie, rana. Esta espécie media 6 cm de comprimento, e se protegia dos predadores, envolvendo-se em seu exoesqueleto.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Doryaspis arctica

Doryaspis arctica foi uma espécie de peixe agnato que viveu durante o começo do período Devoniano na região onde hoje se encontra o arquipélago árctico de Svalbard. Este animal possuia uma armadura que ocupava metade de seu corpo e placas que se estendiam em forma de espinhos. O que o diferencia da outra espécie deste gênero, são suas placas não serrilhadas.


Arganaceras vacanti

Arganaceras vacanti foi uma espécie de réptil pareiassaurídeo que viveu durante o final do período Permiano na região onde hoje se encontra Marrocos. Este animal era herbívoro, alimentando-se basicamente de pequenos arbustos.

File:Arganaceras BW.jpg